TRÊS DÉCADAS A QUALI(Q)FICAR
O LIC – Laboratório de Investigação do Centro, Lda foi uma sociedade por quotas, fundada em 1987-11-13 por um consórcio empresarial do sector elétrico, seguindo uma sugestão do IPQ para melhorar a resposta portuguesa à implementação da Diretiva da Baixa Tensão, imposta com a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (junho 1986).
Em 1988 foi alterado o pacto social, passando a designar-se LICQ – Laboratório Industrial de Controlo de Qualidade, Lda e neste ano teve início a atividade acreditada na área dos ensaios eletrotécnicos, em instalações provisórias com cerca de 300 m, cedidas por uma das empresas associadas. No ano seguinte deu-se a evolução para sociedade anónima com capital aberto a entidades e organismos públicos ou privados (IPQ, Universidade de Aveiro) e a particulares, enquanto se concretizava o alargamento no âmbito dos ensaios acreditados.
Em 1990 esta sociedade anónima deu origem a uma associação sem fins lucrativos, denominada LICQ – Laboratório Industrial de Controlo da Qualidade, Associação Técnico Científica com elevação muito significativa do valor patrimonial e do Fundo Comum. Neste ano, o LIQ edificou instalações próprias, com área total de cerca de 2500 m2 dedicada a serviços técnicos. Este investimento permitiu grande diversificação das áreas de ensaio acreditadas, estabelecer parcerias internacionais para a certificação de produtos e ser admitido como Test Lab do CCA – Cenelec Certification Agreement.
Com esta composição associativa, mas alterando o estatuto, em 1994 a denominação evoluiu para LIQ – Laboratório Industrial da Qualidade, Associação Técnico Científica e foi iniciada a atividade do Laboratório de Metrologia, a par do crescimento e extensão das áreas no Laboratório de Ensaios.
Em 1998 foram redefinidas as participações na associação, com a admissão de novos associados (UNAVE, GRUPUNAVE, FUNDAÇÃO JACINTO MAGALHÃES), num processo liderado pela Universidade de Aveiro, que passou a deter mais de 80% das participações sociais. Nesta sequência e durante 6 anos, o LIQ partilhou as instalações com a recém-criada ESTGA (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda), apoiando assim o lançamento do ensino superior na cidade de Águeda.
No ano seguinte foi criado o Departamento de Inspeção de Instalações Elétricas e em 2004 o Departamento de Inspeção de Equipamentos Desportivos, imediatamente acreditados pelo IPAC como Organismos de Inspeção, diversificando e aumentando a polivalência dos recursos técnicos ao serviço do SPQ – Sistema Português da Qualidade.
A sustentabilidade económica e autonomia do LIQ foram melhoradas ao longo da última década, com a diversificação das competências no Laboratório de Ensaios (eficiência energética de equipamentos, compatibilidade eletromagnética, fotobiologia e fotometria, etc), no Laboratório de Metrologia (grandezas dimensionais, grandezas elétricas, temperatura, humidade, tempo, massas, força de momento), na Energia e Segurança (inspeção de instalações elétricas, coordenação de segurança em obra, auditoria à contagem elétrica e deteção de fraudes, inspeção de redes de fibra) e na Inspeção de Equipamentos (desportivos, espaços de jogo e recreio, fitness de ar livre, street workout, instalações de aventura), reunindo mais de 50 técnicos ao serviço da economia e da comunidade em geral.
Seguindo o princípio da independência, a generalidade das atividades de ensaio, calibração e inspeção técnica encontram-se acreditadas (Sistemas de Gestão da Qualidade NP EN ISO/IEC 17025 ou NP EN ISO 17020). Adicionalmente, o LIQ possui certificação ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e NP EN 45001 (Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Laboral).