Um mundo moderno é impensável sem luz e sem fontes de luz artificiais, como é o caso dos módulos LED. A iluminação é uma tecnologia em constante desenvolvimento, e até mesmo em aceleração, sendo a tecnologia LED uma das mais promissoras no estado atual da tecnologia.
Devido ao crescimento exponencial da utilização da tecnologia LED, em todos os tipos de luminárias, as entidades responsáveis viram-se obrigadas a regulamentar e normalizar essas fontes de luz para garantir a segurança elétrica das mesmas.
Para avaliar a segurança elétrica dos módulos LED, o Laboratório de Ensaios encontra-se acreditado segundo a Norma EN 62031 – LED modules for general lighting – Safety specifications que especifica requisitos gerais e de segurança elétrica, tais como:
- Marcação
- Proteção contra contactos acidentais com partes ativas
- Rigidez dielétrica
- Condições de falha
- Resistência de isolamento
- Segurança fotobiológica
No âmbito desta Norma estão especificados os seguintes módulos LED:
- Módulos LED não integrados, ou semi-integrados, para funcionar a tensão/corrente/potência constante
- Módulos LED integrados, para utilizar com fontes DC/AC até 250 e 1000 V, respetivamente, a 50 Hz ou 60 Hz
Os módulos LED podem ser considerados integral, “built-in” ou independentes. As lâmpadas LED não estão incluídas nesta norma.
Como os módulos LED são uma fonte de luz artificial, podem emitir radiação que é suscetível de representar um risco para a saúde ocular, pelo que é necessário avaliar a luz azul e a radiação ultravioleta emitidas, respetivamente no espectro de radiação visível e invisível.