Certificações CB scheme

Reconhecimento internacional IECEE CB Scheme

IEC IECEEIEC o que é?

Internacional Electrotechical Commission (IEC) Organização Internacional para a Elaboração e Publicação das Normas Internacionais IEC e Organismo de Avaliação da Conformidade, para a área eletrotécnica.

IECEE – o que é?

IECEE é o Sistema da IEC para os Esquemas de Avaliação da Conformidade, para equipamentos eletrotécnicos e componentes, sendo um sistema de certificação multilateral, baseado nas normas internacionais IEC. Os seus membros usam o princípio do reconhecimento mútuo (aceitação recíproca) dos resultados dos ensaios, para obter a certificação ou aprovação a nível nacional, em todo o mundo. É o Organismo que gere o IECEE CB Scheme.

O que é o IECEE CB Scheme?

O IECEE CB Scheme é um sistema internacional para a aceitação mútua de relatórios de ensaio e certificados de conformidade, relativos à segurança de equipamentos, produtos e componentes elétricos e eletrónicos. É um acordo multilateral, entre os países participantes e organismos de certificação, que visa facilitar o comércio global, através da promoção da harmonização das normas nacionais com as normas internacionais e a cooperação entre Organismos Nacionais de Certificação (NCB) reconhecidos pelo IECEE, em todo o mundo.

IECEE CB Scheme – para que serve?

Com um certificado CB, emitido por um organismo certificador (Certification Body), os produtos podem obter certificação local de segurança elétrica, nos mais de 50 países que aderiram ao esquema CB. Com um relatório de ensaio CB, emitido por um laboratório Certification Body Testing Laboratory (CBTL), como o LIQ, e com um certificado de conformidade CB emitido por um organismo de certificação Nacional Certification Body (NCB), como o Laboratoire Central des Industries Electriques (LCIE), pode obter-se um certificado nacional de conformidade com os requisitos de segurança, para os produtos em causa. Para obter a certificação do produto em determinado país, sem ensaios adicionais, o relatório de ensaio e o certificado de conformidade CB devem ser submetidos a um organismo de certificação (NCB) do país em causa, participante no programa CB.

Os países que participam no esquema CB, que pertencem à União Europeia são:

Áustria, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Sérvia e Suécia.

Os restantes países participantes no esquema CB não pertencentes à União Europeia são:

África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bahrein, Bielorrússia, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, EUA, Japão, Índia, Indonésia, Israel, Líbia, Malásia, México, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Quénia, República da Coreia, Rússia, Singapura, Suíça, Tailândia, Turquia e Ucrânia.

Organismos de Certificação Nacional (NCB’s) no mundo Veja AQUI

Que marcas podem ser obtidas através do Esquema CB?

TUV (Alemanha), VDE (Alemanha), SGS (Suiça), UL (Canada), CERTIF (Portugal) etc.

Por que é importante?

  • Segurança: os fabricantes e fornecedores devem garantir que os seus produtos estão em conformidade com as normas de segurança relevantes, complementarmente aos regulamentos emitidos pelas entidades governamentais, que são geralmente destinados a proteger as populações contra potenciais riscos associados a determinados produtos.
  • Qualidade: os consumidores e distribuidores exigem a garantia da qualidade dos produtos adquiridos e acesso aos mercados sem impedimentos.
  • Interoperabilidade: os fabricantes de produtos e consumidores finais necessitam de garantir que os seus produtos funcionam e podem interagir com outros produtos, serviços e instalações.
  • Consistência: os fabricantes e fornecedores necessitam de garantir que os produtos comercializados estão em conformidade com a amostra avaliada.

Quem beneficia com a existência deste acordo internacional?

  • Governos: permite-lhes reduzir as barreiras comerciais existentes, devido aos diferentes critérios de certificação próprios de cada país. Os estados podem cumprir eficazmente com as suas obrigações, tal como referido no Acordo da Organização Mundial do Comércio, sobre barreiras técnicas ao comércio.
  • Indústria: permite-lhe reduzir tempos e custos de ensaios múltiplos, uma vez que um produto pode ser certificado por um único NCB, podendo ser aceite por outros NCB’s em todo o mundo, geralmente sem a necessidade de uma avaliação mais aprofundada do produto. Isto significa que os produtos podem chegar ao mercado mais rapidamente, com menos custos, e que podem ser comercializados num mercado mais abrangente (potencialmente todo o mundo).
  • Os consumidores: em última análise, qualquer pessoa, usando um produto que tenha sido ensaiado e certificado, usando o Esquema CB IECEE, tem a garantia de que os bens adquiridos irão satisfazer as expectativas e são razoavelmente seguros, quando usados como pretendido.