Certificação ENEC e ENEC+

Para que serve? Quem usa esta marca?

ENECA marca ENEC é uma marca europeia, de elevada qualidade, para produtos elétricos que demonstrem conformidade com as normas europeias EN.
O Acordo ENEC (ENEC Agreement) é um acordo de atribuição de uma marca comum europeia, na qual consta um número identificativo do organismo de certificação que a concede e que é diferente de todos os outros. Este acordo aplica-se:

  • À generalidade do equipamento elétrico, incluindo luminárias, em conformidade com as normas da série EN 60598 e seus componentes;
  • A todos os eletrodomésticos, em conformidade com as normas da série EN 60335, e aos seus componentes;
  • A equipamento de tecnologias de informação, em conformidade com a norma EN 60950.

Esta marca é reconhecida em todos os países, cujos Organismos de Certificação sejam subscritores deste acordo europeu de certificação. A Marca ENEC não só permite um acesso fácil ao mercado da União Europeia, mas também a todos os países da EFTA (European Free Trade Association) – organização intergovernamental criada para a promoção do livre comércio e para a integração económica dos seus 4 estados-membros (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça), tendo um elevado nível de aceitação e reconhecimento nos países do leste europeu. Esta marca traz vantagens para as empresas que produzem, importam ou vendem os produtos acima referidos, uma vez que evita que tenham que recorrer a cada organismo de certificação para obter a marca de cada um desses países, o que tornaria a comercialização desses produtos cara e demorada. A marca europeia ENEC substitui todas as Marcas europeias no espaço da União Europeia e torna desnecessário a realização de outros ensaios feitos pelos diversos Organismos de Certificação. É uma Marca reconhecida e bem implementada a nível europeu, porque é uma escolha dos fabricantes, autoridades, consumidores e outros agentes económicos, os quais estão todos representados nos diversos órgãos de decisão do Acordo ENEC. A Marca ENEC afixada num produto é uma garantia de que este cumpre com a Diretiva de Baixa Tensão, podendo usar a Marcação CE, sem necessidade de realizar ensaios suplementares. A marca ENEC é complementar à marcação CE, usada obrigatoriamente sobre os produtos elétricos colocados no mercado europeu. Sendo concedido por uma terceira parte, independente do fabricante e/ou importador, a marca ENEC significa sempre que o produto é seguro e que está em conformidade com a(s) diretiva(s) europeia(s) aplicável(eis) ao produto, como por exemplo com a Diretiva de Baixa Tensão.